Hélicóptero que transportava delegação oficial despenhou-se na Arábia Saudita

| Mundo

A queda de um helicóptero na Arábia Saudita provocou a morte dos oito ocupantes, "entre os quais um príncipe" e elementos da administração do reino, disse hoje o ministro do Interior.

Segundo o ministro saudita do Interior o aparelho despenhou-se na província de Asir na altura em que os passageiros visitavam projetos públicos perto da localidade de Abha, a cerca de 160 quilómetros da fronteira com o Iémen.

A Arábia Saudita lidera uma coligação militar contra as forças houthi, do Iémen, desde março de 2015.

As autoridades ligadas à segurança do reino saudita não indicaram ainda as causas que provocaram a queda do helicóptero acrescentando que ainda se encontram a tentar localizar os destroços.

Os representantes das forças houthi, no Iémen ainda não se referiram ao helicóptero que transportava a comitiva oficial saudita enquanto a televisão do grupo Al Masirah apenas se referiu à queda de um aparelho.

A estação de televisão Al Arabiya, no Dubai, refere que no acidente morreu o príncipe Mansour Bin Muqrin e sete outros passageiros que se encontravam a bordo do helicóptero.

O príncipe Mansour era vice-governador da província de Asir e filho do príncipe Muqrin Bin Abdulaziz, antigo diretor dos serviços secretos, e um dos herdeiros do reino.

O príncipe Muqrin foi afastado da linha de sucessão pelo meio irmão, o rei Salman, que mostrou preferência pelo príncipe Mohmamed Bin Nayef, antigo ministro do Interior e ligado a atividades antiterroristas.

Em junho, o rei Salman acabou por afastar igualmente o príncipe Mohamemed, a favor do príncipe Mohammed Bin Salman, como primeiro na linha de sucessão da monarquia saudita.

No passado sábado dezenas de elementos da monarquia, oficiais militares, ministros e empresários foram presos durante uma operação anticorrupção e reforçando a posição do príncipe Mohammed Bin Salman.

Tópicos:

Al Arabiya, Iémen, Mohammed Bin Salman,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.