Homem descende de corredores de fundo

Dois biólogos norte-americanos concluíram que o ser humano descende de corredores de fundo, depois de compararem a anatomia do homem moderno, dos seus antepassados e de alguns animais, segundo a revista Nature.

Agência LUSA /

O estudo foi realizado por Dennis Bramble, da Universidade de Utah, em Salt Lake City, e Daniel Lieberman, da Universidade de Cambridge, em Harvard (Massachusetts).

De acordo com estes biólogos, as origens da anatomia humana, caracterizada em particular por pernas longas e poderosas, podem ser encontradas nos primeiros representantes do género Homo, confrontados com a necessidade de percorrer depressa longas distâncias na savana africana.

Foi ao perseguir as suas presas, como caçador, para as poder atingir com projécteis a curta distância, ou ao esforçar-se por chegar a uma carcaça antes de outros predadores (hienas, abutresÓ), que o homem desenvolveu essa aptidão, especulam os dois cientistas.

Por efeito da selecção natural, explicam, os nossos antepassados começaram a tomar as formas que caracterizam o corpo humano actual, adaptando-se não só à marcha bípede como, sobretudo, à corrida de resistência.

Face aos animais "sprinters", muito mais rápidos nas distâncias curtas, a sobrevivência dos nossos antepassados dependia assim da sua capacidade de correr muito tempo, argumentam os biólogos na edição de quinta-feira da Nature.

Este limiar de evolução teria sido atingido há cerca de dois milhões de anos. Bramble e Lieberman afirmam ter detectado traços disso em esqueletos atribuídos à espécie Homo habilis e sobretudo nos dos mais modernos Homo erectus.

Os dois biólogos registaram no total 26 traços anatómicos aptos a aumentar a adaptação à corrida, como os tendões longos e os ligamentos das pernas, a estrutura dos pés ou os músculos que estabilizam o tronco.

"Actualmente, resumem os autores do estudo, a corrida é principalmente uma forma de exercício e de recreio, mas as suas origens poderão ser tão antigas como a origem do género humano e ter contribuído de modo importante para a formação do corpo humano".

PUB