Homem detido na Bélgica ao tentar atropelar multidão

por RTP
A Rue du Meir em Antuérpia, é uma rua de lojas e empresas frequentada por milhares de pessoas DR

A polícia deteve um homem no centro de Antuérpia, na Bélgica, depois de este lançar o carro a grande velocidade por uma das ruas mais movimentadas da cidade. A identidade do suspeito, de "origem norte-africana", já foi revelada.

"Trata-se de Mohamed R., nascido a 8 de maio de 1977, de nacionalidade francesa e com residência em França", adiantou a Procuradoria federal belga.

"Foram encontradas diversas armas na mala do carro que conduzia, armas brancas, uma espingarda e um bidon cheio de uma substância ainda por determinar", acrescentou.

O veículo tinha também matrícula francesa. A afirmação, avançada pelos média flamengos, foi já confirmada pelas autoridades belgas.

O incidente deu-se pelas 11h00 desta quinta-feira, quando centenas de transeuntes passeavam na rua comercial do Meir.

A Procuradoria revelou detalhes sobre a cronologia do sucedido.

"Esta manhã, pelas 10h45, uma viatura com matrícula francesa foi referenciada no centro de Antuérpia", circulando "a uma velocidade muito elevada".

O carro terá sido assinalado pelas forças de segurança quando passou um sinal vermelho.

"Em diversos momentos os peões ficaram em perigo", acrescentou o procurador.

"Quando os militares tentaram interceptar o veículo este último pôs-se em fuga" e "um pouco mais tarde a equipa de intervenção rápida da polícia de Antuérpia pôde intercetar o veículo".

A investigação foi entregue à Procuradoria federal belga, encarregue de casos de terrorismo, "devido aos primeiros elementos recolhidos e tendo em conta o que se passou ontem em Londres".

Ninguém ficou ferido.

"O veículo seguia a grande velocidade no Meir, por isso as pessoas tinham de saltar para o lado", disse num primeiro momento em conferência de imprensa o chefe da polícia de Antuérpia, Serge Muyters.

O condutor, "um homem de origem norte-africana", vestido "de camuflado", foi detido depois da perseguição policial de carro pelo centro da cidade, acrescentou.

O suspeito acabou por ser detido no parque de estacionamento do cais Saint Michel.


A cidade foi colocada sob "vigilância refoprçada".

O local onde o homem foi detido está cercado e interdito ao público, tendo sido chamada uma equipa de minas e armadilhas, como precisou o procurador.

"Os serviços de desminagem da Defesa está no local para examinar o veículo" afirmou.
Antuérpia é uma cidade costeira da Flandres, no norte da Bélgica.
Tópicos
pub