Homem mais velho do mundo cumpriu hoje 116 anos
Tóquio, 19 abr (Lusa) -- O japonês Jiroemon Kimura, o homem mais velho do mundo, segundo o livro de recordes Guinness, cumpriu hoje 116 anos, tendo sido surpreendido com as felicitações do primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe.
O presidente da Câmara da localidade onde Kimura vive, Kiotango, deslocou-se hoje à sua casa para lhe entregar uma gravação com a felicitação pessoal de Abe, segundo o diário japonês Mainichi.
Kimura recebeu também a visita de uma porta-voz do livro de recordes Guinness, que lhe entregou o certificado de "homem mais velho do mundo", título que detém desde 14 de abril de 2011, quando morreu o norte-americano Walter Breuning, aos 114 anos.
Kimura nasceu a 19 de abril de 1897 na antiga província de Tango (atual Quioto) no seio de uma família de agricultores, teve sete filhos, dos quais cinco ainda estão vivos, 14 netos e 25 bisnetos, levanta-se todos os dias às sete da manhã e come três refeições diárias.
O Japão, um dos países com a maior esperança de vida do mundo, tem cerca de 30 milhões de habitantes com mais de 65 anos, o que corresponde a 24,1 % da sua população.