Homens armados mataram pelo menos dez pessoas na África do Sul

Homens armados mataram dez pessoas e feriram outras dez perto de Joanesburgo, anunciou este domingo a polícia sul-africana.

Lusa /
Foto: Emmanuel Croset - AFP

O motivo do ataque levado a cabo em Bekkersdal, a 40 quilómetros a sudoeste da capital económica da África do Sul, ainda não foi esclarecido.

"Algumas vítimas foram baleadas aleatoriamente na rua por homens armados não identificados", disse a polícia em comunicado.

Brenda Muridili, porta-voz da polícia da província de Gauteng, que inclui Joanesburgo e a capital sul-africana, Pretória, disse à agência France-Presse (AFP) que as autoridades ainda não têm "informações detalhadas" sobre a identidade das vítimas.

No dia 06 de dezembro, homens armados abriram fogo num alojamento de trabalhadores em Pretória, matando 11 pessoas, incluindo uma criança de três anos, num lugar que, de acordo com a polícia, albergava um bar clandestino.

A África do Sul enfrenta um problema endémico de criminalidade e corrupção, alimentado por redes organizadas. Os tiroteios são frequentes, muitas vezes ligados à violência de gangues e ao consumo de álcool.

Embora muitas pessoas possuam armas de fogo legalmente para proteção pessoal, o número de armas ilegais em circulação é muito maior.

Entre abril e setembro, cerca de 60 pessoas foram mortas todos os dias no país de 63 milhões de habitantes, de acordo com dados da polícia sul-africana.

Tópicos
PUB