Hora da selfie. Gorilas posam para foto com guardas-florestais no Congo

| Mundo

|

Dois gorilas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, estão a encantar a Internet com os seus dotes para as selfies. Na imagem partilhada no Facebook, na última quinta-feira, os gorilas posam descontraidamente para a fotografia tirada pelo guarda-florestal Mathieu Shamavu.

“Mais um dia no escritório…” - é assim que o guarda-florestal descreve a fotografia partilhada na página de Facebook da Elite Anti-Poaching Units And Combat Trackers, uma unidade anti caçadores.O Parque Nacional de Virunga foi criado em 1925 e classificado como património da UNESCO em 1979.


O vice-diretor do parque, Innocent Mburanumwe, contou à BBC que os dois gorilas que aparecem na fotografia foram resgatados pelos guardas-florestais em julho de 2007 após caçadores ilegais terem matado os seus pais. Explicou ainda que estes animais vivem numa unidade especialmente preparada para gorilas órfãos vítimas de caçadores.

O porta-voz do parque acrescentou que os dois animais são “amigáveis” porque estão habituados ao contacto humano. Desta forma, o comportamento que resultou na pose fotografada ocorreu porque os gorilas estavam a imitar os humanos, sendo que colocar-se sobre as patas traseiras é parte do processo de “aprendizagem” junto dos seus criadores, justificou Mburanumwe.

No Facebook, a publicação tinha esta tarde cerca de 26000 reações, 2800 comentários e 21000 partilhas. A fotografia está a circular nas redes sociais com um pedido especial de “fazer a diferença”, doando fundos para a conservação do Parque Nacional de Virunga.
Área protegida
De acordo com o site oficial do parque, a área protegida foi alvo de vários danos resultantes da guerra e dos conflitos armados nos últimos 20 anos. Atualmente, a reserva é protegida por uma equipa de mais de 600 guardas-florestais que guardam “o lar” de 25 por cento dos gorilas do mundo.

Os membros da equipa “passam por um treino intensivo, arriscando as suas vidas diariamente para proteger a excecional vida selvagem do parque, incluindo os gorilas-da-montanha, uma espécie em via de extinção”, segundo o site.

No ano passado, a instituição informava em comunicado que, em 20 anos, foram mortos 175 guardas-florestais que ali trabalhavam.

O Parque Nacional de Virunga, criado em 1925, tem 7,8 mil quilómetros quadrados e está localizado na parte oriental da República Democrática do Congo, perto da fronteira com Uganda.

Tópicos:

Congo, Selfie, Gorilas,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.