Hospitalizado deputado francês ao fim de 39 dias de greve de fome
O deputado Jean Lasalle, em greve de fome há 39 dias para exigir que a empresa Toyal não saia da sua terra, no vale de Aspe (Pirinéus), foi hospitalizado hoje de urgência a pedido do médico da Assembleia Nacional.
Fontes do seu gabinete explicaram que Lassalle estava consciente quando foi levado do parlamento em ambulância para o hospital Poincaré de Garches, na periferia de Paris.
Pouco antes da sua transferência, o deputado centro-liberal tinha declarado estar "bem mas muito cansado", numa entrevista à estação de rádio France Info.
Também disse ter ainda a esperança de que a sua exigência fosse atendida, após ter recebido quinta-feira uma chamada telefónica do presidente francês, Jacques Chirac, e uma visita do primeiro- ministro, Dominique de Villepin.
O ministro do Interior recebe ainda hoje de manhã os directores da Toyal e o embaixador japonês em França, Hiroshi Hirabayashi, dado que a empresa química é uma sucursal do grupo japonês Toyo, para abordar o futuro da sua filial em Accous, a terra de Lassalle.
De acordo com a versão da multinacional japonesa, a Toyo pretende deslocalizar a fábrica de alumínios de Accous para a zona industrial de Lacq, a 65 quilómetros de distância.
A Toyo manifestou quinta-feira a sua disposição de ampliar as instalações em Accous, se tal for possível do ponto de vista ambiental e financeiro.
A direcção da Toyal-Europa desmentiu sempre qualquer projecto de transferência da fábrica, que emprega 150 habitantes da zona, e falara simplesmente numa "extensão" da sua actividade a Lacq.