Ian Martin vai para Díli como enviado especial de Kofi Annan

Kofi Annan decidiu hoje mandar o britânico Ian Martin, que chefiou a missão das Nações Unidas em Díli em 1999, como seu enviado especial para Timor-Leste, anunciou hoje uma porta-voz do secretário-geral da ONU, Marie Okabe.

Agência LUSA /

A decisão, segundo a porta-voz, deve-se "ao agravamento da segurança e à complexa situação política" que Timor-Leste vive nos últimos dias, com confrontos generalizados na capital timorense.

O secretário-geral da ONU, que realiza uma visita oficial ao Vietname, efectuou contactos com o presidente timorense, Xanana Gusmão, com o primeiro-ministro australiano, John Howard, e com os Governos de Portugal, Malásia e Nova Zelândia, aos quais Timor-Leste pediu ajuda militar e policial para controlar a situação.

Ian Martin, que dirige actualmente a missão de direitos humanos da ONU no Nepal, trabalha com a ONU desde 1992 e, em 1999, foi o representante especial do secretário-geral para a realização do referendo sobre a independência de Agosto desse ano em Timor e chefiou a missão da organização no território entre Maio e Setembro.

A actual missão da ONU em Timor-Leste, cujo mandato foi prolongado por 30 dias em meados deste mês, é chefiada pelo japonês Sukehiro Hasegawa.

PUB