IBM apresenta programa que prevê propagação de epidemias

A IBM vai lançar um novo programa informático em código aberto capaz de prever a propagação de doenças infecciosas no mundo, anunciou hoje a empresa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A IBM pretende doar o software, denominado Spatiotemporal Epidemiological Modeler (STEM), a cientistas e autoridades sanitárias de todo o mundo para ajudar a planear com maior eficácia a reposta a emergências de saúde.

"O STEM permitirá às autoridade sanitárias prever a propagação de doenças, tal como prevê a chegada de uma tempestade ou furacão", disse Joseph Jasinski, director da IBM, responsável pelo projecto.

Os programadores informáticos podem modificar o STEM, por ser em código aberto, para ajustar a determinadas doenças ou populações.

"Até agora tem sido difícil simular cenários de crises sanitárias à escala global. O STEM permite fazer isso", acrescentou Jasinski em comunicado.

O STEM, que esteve em desenvolvimento durante três anos, permitirá pela primeira vez criar com rapidez modelos epidemiológicos para prever como uma doença infecciosa, como a gripe das aves, se propagará ao longo de um determinado período.

O programa, que funciona com qualquer sistema operativo, cria uma representação gráfica da doença a partir da população, dados geográficos, localização dos aeroportos ou rotas migratórias dos pássaros.

O STEM, disponível em http://www.eclipse.org/ohf/components/stem/, é uma das tecnologias que será utilizada na Global Pandemic Initiative, uma colaboração entre a IBM e outras 20 instituições de saúde de todo o mundo.

PUB