Igreja Católica prepara manifestação contra Governo em Espanha
A Igreja Católica espanhola prepara "uma grande manifestação" para o mês de Dezembro em Madrid com o objectivo de denunciar as leis propostas pelo governo socialista, anunciou hoje uma diocese da região da capital madrilena.
"No mês de Dezembro terá lugar em Madrid uma grande manifestação convocada por todas as dioceses, movimentos, associações e grupos cristãos", por ler-se na diocese de Alcala de Henares, a 30 quilómetros de Madrid.
A manifestação terá como lema "família, vida e educação" e visa denunciar a maneira como o actual governo legisla sobre estes três temas, sem diálogo, refere o texto assinado por Juan Carlos Burgos, secretário da diocese.
O objectivo é também "impedir a discriminação que este governo quer praticar com a religião", acrescenta o texto.
Um protesto público foi admitido em Setembro por um alto responsável da igreja católica espanhol, uma semana antes de o governo socialista ratificar o anteprojecto de lei sobre o casamento entre homossexuais.
Desde que chegou ao poder, o governo socialista de José Luís Rodriguez Zapatero aprovou a reforma da lei do divórcio, o anteprojecto de lei que codifica o casamento entre homossexuais e alterou o papel que o anterior executivo conservador tinha dado à religião nas escolas públicas.