Impeachment. Republicano Mitt Romney vai votar a favor da condenação de Trump no Senado

por RTP
Decisão insólita na história dos Estados Unidos da América Reuters

O senador republicano Mitt Romney anunciou esta tarde que vai votar no sentido de condenação do Presidente Donald Trump no processo de impeachment. Romney afirmou que Trump "é culpado de um abuso terrível da confiança pública".

O senador republicano acrescentou que o que o Presidente dos EUA fez "foi um assalto flagrante aos nossos direitos eleitorais, à nossa segurança nacional, e aos nossos valores fundamentais".

"Corromper uma eleição para se manter no cargo é talvez a violação mais abusiva e destrutiva do juramento para o cargo que eu consigo imaginar", acrescentou.

Apesar desta posição, agora assumida, Romney disse que está convicto de que fará parte de uma minoria e que Trump não será considerado culpado. Apesar disso, continuou, com o "meu voto direi aos meus filhos que cumpri o meu dever da melhor maneira possível, acreditando que era o que o meu país esperava de mim".
Mitt Romney vai condenar Donald Trump por abuso de poder e absolverá por obstrução do Congresso, afirmou depois o seu porta-voz.

Com esta decisão, Mitt Romney torna-se no primeiro senador na história dos EUA a votar para condenar um presidente do mesmo partido num julgamento de destituição.
pub