Imunidade à Covid-19 a desvanecer. Níveis de anticorpos diminuem com o tempo

por RTP
Reuters

Os níveis de anticorpos que as pessoas produzem caem significativamente algum tempo após a infeção pelo novo coronavírus. Os anticorpos são como que pequenos guerreiros das defesas imunológicas que impedem o vírus de entrar nas células do corpo. Um estudo do Imperial College de Londres indica agora que a imunidade não prevalece. Ou seja, verificaram que os anticorpos em pessoas que já tiveram contacto com o vírus desaparecem a um ritmo bem acima do esperado.

A imunidade baixa ao fim de pouco tempo pelo que há o risco de o novo coronavírus infetar uma pessoa várias vezes. 

Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de terem analisado os resultados dos testes de anticorpos que foram realizados a mais de 350 mil pessoas em Inglaterra.

Numa primeira fase, adianta a BBC, os investigadores descobriram que, entre o final de junho e início de julho, cerca de 60 em cada mil pessoas tinham anticorpos detetáveis.

Mas nos testes realizados em setembro o valor já era bem diferente: apenas 44 por mil pessoas tinham os anticorpos.

Estes dados sugerem que o número de pessoas com anticorpos diminuiu em mais de um quarto entre o verão e o outono.

"A imunidade está a diminuir rapidamente", disse à BBC a professora Helen Ward, uma das investigadoras. "Estamos a apenas três meses após nossa primeira série de testes e já estamos a ver um declínio de 26 por cento nos anticorpos".

Descobriram igualmente que a quebra é maior em pessoas com mais de 65 anos e que o número de profissionais de saúde com anticorpos permaneceu relativamente alto. O que, suspeitam, terá a ver com o facto de estaram constantemente expostos ao vírus.

Escreve a BBC que existem mais quatro coronavírus humanos que são detetáveis várias vezes na vida dos humanos. São coronavírus que causam sintomas gripais e que nos podem infetar a cada seis a 12 meses.

Em relação a este novo coronavírus, são ainda raros os casos de pessoas que tenham sido infetadas duas vezes. Os investigadores alertam que estes resultados indicam que  que a imunidade está a baixar, pelo que os casos de reinfeções pode aumentar nos próximos tempos.

Devem ser, no entanto, situações mais leves porque o corpo tem a "memória imunológica" do primeiro contacto e já sabe como reagir.

Tópicos
pub