Mundo
Dado como extinto o incêndio que deflagrou no recinto da COP30
Um incêndio que deflagrou no pavilhão de África obrigou esta tarde a evacuar o recinto onde decorre a cimeira do clima - COP30. Entretanto, o fogo foi dado por extinto, com as autoridades a dizerem que não há feridos a registar neste incidente.
Um incêndio obrigou esta tarde a evacuar o recinto onde está a decorrer a cimeira do clima - COP30, em Belém, no Brasil. As chamas deflagraram junto ao pavilhão de África.
As chamas deflagraram inicialmente no stand de África, junto à entrada, seriam cerca das 14h00 locais (17h00 em Lisboa), e o fumo espalhou-se pelo interior, provocando um movimento de pânico entre os agentes de segurança e os participantes.
Imagens da France Presse mostram fortes labaredas a consumir o pavilhão de África.
A jornalista da RTP Daniela Santiago encontra-se no local e descreve a cena como de "pânico instalado", com o local a ser evacuado por razões de segurança.
Milhares de participantes deixaram os pavilhões onde decorre a cimeira por indicação dos bombeiros.
Cerca de meia hora após o alerta já não havia ninguém no interior, apenas seguranças a fazer um cordão de segurança para impedir o regresso antes de serem garantidas todas as condições.
Segundo o ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi dado como controlado e o governo do Pará garantiu que não há feridos a registar neste grave incidente. Entretanto, a presidência brasileira da COP30 avançou que treze pessoas foram tratadas por inalação de fumo devido ao incêndio. Em comunicado, indicou que o estado dos 13 feridos está a ser monitorizado e que foi prestado "apoio médico adequado".
O incêndio levou à paragem completa dos trabalhos da cimeira, enquanto bombeiros e seguranças se dirigiam aos pavilhões com extintores para um primeiro combate às chamas.
A conferência do clima da ONU está a decorrer desde 10 de novembro e tem encerramento previsto para sexta-feira.