Incêndio na Catalunha controlado do lado francês, mais um morto
Toulouse, França, 23 jul (Lusa) - O incêndio ativo, desde domingo, na região espanhola da Catalunha (nordeste) estava hoje sob controlo do lado francês da fronteira, indicaram as autoridades francesas, enquanto o governo catalão anunciava a morte de mais uma pessoa.
Uma quarta pessoa, um francês que ficou gravemente queimado no domingo, morreu hoje, anunciou o governo catalão. Três outros franceses morreram no domingo.
"Do lado francês, os incêndios estão controlados, não se regista qualquer evolução, e estamos agora numa fase de vigilância", declarou à agência noticiosa francesa AFP o prefeito do departamento dos Pirinéus Orientais, René Bidal.
Desde das 07:00 (06:00 em Lisboa) que aviões largaram, nos Pirinéus Orientais, produtos que retardam as chamas para prevenir qualquer novo reinício do fogo e circunscrever definitivamente o perímetro do incêndio.
A autoestrada A9 Barcelona-Perpignan, encerrada a meio do dia no domingo, foi reaberta hoje às 10:00 (09:00) nos dois sentidos, acrescentou a prefeitura.
O gigantesco incêndio no nordeste espanhol, perto da fronteira francesa, continuava hoje ativo do lado de Espanha, apesar de uma ligeira acalmia do vento que permitiu a intervenção dos bombardeiros de água.
De acordo com o prefeito dos Pirinéus Orientais, o perigo encontrava-se agora a cerca de 30 quilómetros a sul da fronteira francesa, mas afirmou recear ainda "uma mudança de orientação do vento".
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Cazeneuve, afirmou que "a solidariedade com Espanha é total porque há uma fronteira comum e quando um país da União Europeia se vê confrontado com um drama tão grande, que pode apresentar um perigo para as populações, é habitual socorrer, ajudar e levar meios".