Incêndio no Túnel de Frejus dominado e encontrada segunda vítima mortal
Um segundo cadáver foi encontrado, hoje à noite, no Túnel de Fréjus, que liga a França à Itália, onde um incêndio eclodiu esta tarde, suspendendo a circulação rodoviária, noticiou a agência noticiosa italiana Ansa.
O incêndio foi dominado quase ao fim da noite e as equipas de socorro de um lado e do outro já se encontraram, anunciaram as autoridades locais.
O corpo da segunda vítima foi encontrado perto do local onde tinha sido encontrado o primeiro.
O incêndio começou ao fim da tarde e atingiu cinco camiões. Na altura, estavam vários veículos no túnel, de 12,8 quilómetros, mas quase todos os ocupantes conseguiram escapar.
Cinco pessoas que estavam no túnel foram hospitalizadas em Turim mas o seu estado não inspira cuidados, segundo fontes médicas.
O incêndio que começou a bordo de um camião com pneus, proveniente de França, poderá ter sido causado por uma fuga de gasóleo, segundo as imagens de uma câmara de vigilância do túnel.
Segundo Ugo Jallasse, responsável pela Sitaf, a empresa que gere a parte italiana do túnel, as chamas propagaram-se depois a outros veículos, nomeadamente a um autocarro da Sitaf.
Do lado francês do túnel, foram evacuadas 18 pessoas, disseram as autoridades locais.
Segundo a Câmara Municipal de Sabóia, onde foi instalada uma célula de crise, quatro bombeiros e dois utentes do túnel sofreram intoxicações pelos fumos, no lado francês.
Os bombeiros italianos revelaram que o condutor do camião que originou o incêndio está vivo e conseguiu sair do túnel com outros automobilistas.
Dois outros camiões, um carregado de queijo mozzarella e outro com boiões de cola, foram apanhados pelas chamas.
Quinhentos bombeiros italianos foram chamados a combater as chamas do lado italiano, embora nos primeiros momentos, as altas temperaturas e o fumo tivessem impedido o acesso.
Segundo a Ansa, citando os bombeiros italianos, havia um aparelho de detecção térmica do lado italiano mas, no lado francês, aparentemente o dispositivo não funcionava.
Em Julho de 2000, registou-se um incêndio, também num camião, no Túnel de Frejus mas foi dominado rapidamente, sem causar vítimas.
Em 1999, o incêndio de um camião que transportava farinha e margarina no túnel de Monte Branco, que liga também a França e a Itália, causou 39 mortos.