Independentistas deverão perder maioria na Catalunha

por Jorge Almeida - RTP
Sergio Perez - Reuters

As próximas eleições regionais na Catalunha, a 21 de dezembro, deverão bater o recorde de eleitores na Espanha democrática. Na última sondagem, os independentistas perdem a maioria no Parlamento. O Cidadãos está a frente nas intenções de voto.

Espera-se que 84,6% dos eleitores vão votar nas próximas eleições regionais na Catalunha. Segundo o CIS, o Centro de Investigação Sociológica, o número de votantes tem vindo a aumentar desde o referendo sobre a independência, considerado inconstitucional pela justiça espanhola.
A campanha para as eleições de 21 de dezembro começa esta terça-feira, com alguns independentistas detidos e outros membros do antigo governo na Bélgica, ente eles Carles Puigdemont.
“Calculamos uma participação recorde na história de Espanha”, disse uma fonte do Partido Popular Catalão acreditando que “a maioria das pessoas vai juntar-se para apoiar as opções constitucionalistas”.

Ao mesmo tempo, os partidos que desejam a independência, o ERC, o CUP e o Junts per Catalunya, consideram que os dados refletem uma mobilização sem precedentes para protestar contra a ativação do artigo 155 da Constituição que retirou todos os poderes ao governo regional.

Segundo a última sondagem o Junts per Catalunya de Puigdemont será a terçeira força mais votada. Foto: Javier Barbancho - Reuters

Resta saber se será batido o recorde de participação de 1982, quando o PSOE de Felipe González, venceu com 79% dos votos.
Cidadãos é o partido que lidera sondagem
Segundo a última sondagem publicada segunda-feira, o partido Cidadãos liderado por Inês Arrimadas, está pela primeira vez à frente numas eleições regionais na Catalunha. Seguido pelo ERC e pelo JpC.

Os últimos números indicam que os partidos independentistas perdem a maioria. A percentagem de votos poderá baixar 3,4%, o que significa que perdem cinco lugares no parlamento dos 72 que detinham.


Fonte: El País

De qualquer forma, o panorama pós-eleitoral mostra-se muito complicado para alianças políticas, tanto para os independentistas como para o chamado bloco constitucionalista (PP, Cidadãos e PSC).

Mais de 29% dos eleitores ainda não escolheram a sua opção de voto.
Tópicos
pub