Índia condena ataque "horrível" e "sem sentido"
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, condenou hoje o "horrível" e "sem sentido" atentado perpetrado com um camião em Nice, no sul de França, transmitindo o apoio da Índia ao povo francês "neste momento de imensa tristeza".
"Paralisado pelo horrível ataque em Nice, condeno, de forma veemente, esse ato de violência sem sentido", disse Modi, num comunicado, em que salienta que os seus "pensamentos estão com as famílias das vítimas".
O primeiro-ministro indiano sublinhou que a Índia "partilha a dor" com a França e que manter-se-á firme ao lado dos seus "irmãos" franceses "neste momento de imensa tristeza".
O Presidente indiano, Pranab Mukherjee, também reagiu, manifestando-se "atordoado com o ataque terrorista contra inocentes" e afirmou que o país vai reforçar a sua "cooperação com França e outros países na luta contra o terrorismo".
Segundo o mais recente balanço, pelo menos 80 pessoas foram mortas e mais de cem ficaram feridas depois de um camião ter atingido, na noite de quinta-feira, uma multidão na avenida marginal da cidade de Nice, a Promenade des Anglais, que assistia ao espetáculo de fogo-de-artifício para celebrar o dia nacional de França.
As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.
A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.