Índia em alerta vermelho no sul devido à passagem de um ciclone

por Lusa
Vários estados do sul do país estão em alerta vermelho devido á ameaça de um ciclone Divyakant Solanki - Epa

O Departamento Meteorológico da Índia colocou esta segunda-feira vários distritos do estado de Andhra Pradesh, no sul do país, em alerta vermelho pela ameaça de fortes chuvas, antes da chegada do ciclone Michaung.

O ciclone encontra-se atualmente a cerca de 110 quilómetros da costa, com ventos sustentados de 80 a 90 quilómetros por hora, declarou o departamento em comunicado.

Nas próximas horas, as autoridades esperam que o ciclone continue a ganhar força para atingir rajadas de 110 quilómetros por hora, passando à categoria de "tempestade ciclónica severa".

O Departamento Meteorológico da Índia prevê que o ciclone atinja a costa de Andhra Pradesh na madrugada de terça-feira, entre as cidades de Nellore e Machilipatnam, e declarou alerta vermelho em vários distritos da região e no estado de Tamil Nadu, devido aos ventos fortes e à precipitação.

O diretor da Autoridade de Gestão de Catástrofes de Andhra Pradesh alertou que algumas partes do estado vão registar chuvas fortes ao longo do dia e apelou aos pescadores para permanecerem no porto, de acordo com um comunicado.

A passagem de ciclones é comum ao longo da costa indiana. Em junho, o Biparjoy causou pelo menos dois mortos no noroeste da Índia, enquanto o Tauktae, um dos mais violentos a atingir a costa oeste do país asiático nos últimos anos, provocou pelo menos 145 mortos em 2021.

 

 

Tópicos
pub