Índia ordena à rede social X bloqueio de mais de oito mil contas

A Índia ordenou à X o bloqueio de mais de oito mil contas, incluindo de "media" internacionais, anunciou quinta-feira a rede social, dizendo que estava a cumprir com relutância o que classificou como censura.

Lusa /
A Índia ordenou à X o bloqueio de mais de oito mil contas Bilawal Arbab - EPA

Nos últimos dias, Nova Deli exigiu que várias contas de políticos, celebridades e meios de comunicação social paquistaneses fossem proibidas no país, numa altura em que Índia e Paquistão enfrentam, de acordo com especialistas, o maior nível de violência em duas décadas.

"A X recebeu ordens do governo indiano para bloquear mais de 8.000 contas na Índia, sob a ameaça de potenciais sanções, incluindo multas substanciais e prisão dos funcionários locais da empresa", declarou a rede social em comunicado.

A plataforma do bilionário Elon Musk não especificou quais as contas afetadas, mas informou que incluem meios de comunicação social internacionais e utilizadores com grande visibilidade.

O anúncio surge um dia depois de a Meta, proprietária das plataformas Facebook e Instagram, ter banido, a pedido de Nova Deli, uma página voltada para as comunidades muçulmanas e uma das mais seguidas no Instagram na Índia.

Na maioria dos casos, o governo indiano não nomeou as publicações que acredita terem violado as leis do país, nem forneceu justificação para muitas contas, disse a X.

Embora confirme que deu início ao bloqueio, a X expressou discordância com a substância da decisão: equivale a "censura de conteúdos existentes e futuros" e é "contrária ao direito fundamental à liberdade de expressão".

"Esta não é uma decisão fácil de tomar, mas é essencial que a plataforma continue acessível na Índia", explicou a empresa.

A escalada da tensão entre as duas potências nucleares provocou uma avalanche de informações falsas na Internet.

Na quinta-feira, Nova Deli e Islamabade acusaram-se mutuamente de efetuar ataques com `drones`, aumentando a preocupação internacional.

 

Tópicos
PUB