Índia vai tornar-se o país mais populoso do Mundo a partir de 2030, diz ONU

A Índia vai substituir a China no primeiro lugar dos países mais populosos do Mundo em 2030, cinco anos mais cedo do que o previsto até agora, segundo um estudo das Nações Unidas publicado quinta-feira.

Agência LUSA /

Segundo Cheryl Sawyer, especialista da ONU, a Índia poderá ultrapassar a China em 2030, segundo a análise da taxa de fecundidade dos dois países.

"A taxa de fecundidade é actualmente superior a três crianças na Índia sendo de apenas 1,7 na China. As estatísticas chinesas estão um pouco abaixo do que conhecíamos até aqui", indicou a mesma fonte, segundo a qual o anterior estudo previa a data de 2035.

Com 1,103 mil milhões de habitantes, a Índia terá 1,593 mil milhões em 2050 enquanto a China aumentará de 1,316 para 1,392 mil milhões de pessoas, prevê o relatório sobre a população.

O relatório das Nações Unidas indica igualmente que a população mundial atingirá os 9,1 mil milhões de habitantes em 2050, mais 2,6 mil milhões do que actualmente, com a Índia e o Paquistão a registarem os maiores aumentos.

O crescimento nestes dois países e noutros sete (Nigéria, República Democrática do Congo, Bangladesh, Uganda, Estados Unidos, Etiópia e China) vai influenciar a média de crescimento total.

Pelo contrário, em 15 países, essencialmente na Europa do Sul e do Este, a taxa de fecundidade é inferior a 1,3 crianças por mulher, um nível "sem precedentes na história da humanidade", revelou ainda o mesmo relatório.

PUB