Indonésia e Timor-Leste estão a escrever novos capítulos na história entre os dois países

| Mundo

O chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, afirmou hoje que Timor-Leste e a Indonésia estão a escrever novos capítulos da história entre os dois países e que foi construída uma relação de respeito mútuo.

"Nós estamos a escrever novos capítulos da nossa história nas relações com a Indonésia e quem representou um papel importantíssimo para isso foi o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, bem como o antigo Presidente Ramos-Horta e o antigo chefe do executivo Mari Alkatiri", afirmou José Luís Guterres.

O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, terminou hoje uma visita oficial de três dias a Timor-Leste, a última que realiza ao país enquanto chefe de Estado indonésio, com a inauguração do novo edifício do Ministério das Finanças timorense, situado junto à Avenida de Portugal, em Díli.

"Como timorenses podemos ter orgulho de, em tão pouco tempo, tendo em conta as conturbadas relações no passado, termos construído uma relação diferente, uma relação baseada no respeito mútuo, na boa vizinhança e cooperação e na fraternidade que existe entre os nossos povos", salientou o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

Segundo José Luís Guterres, a visita de Susilo Bambang Yudhoyono foi um "sucesso" e intensificou as relações entre os dois países.

"Mas o mais importante foram os 10 anos da sua Presidência onde desempenhou um papel importantíssimo", afirmou, acrescentando que a cooperação em geral está a avançar.

Timor-Leste e a Indonésia assinaram na terça-feira vários memorandos de entendimento nos setores da educação, cultura, pescas, fronteiras e desenvolvimento regional integrado.

Susilo Bambang Yudhoyono entrega no dia 20 de outubro a Presidência da Indonésia a Joko Widodo, governador de Jacarta e vencedor das eleições presidenciais com 53 por cento dos votos.

A última deslocação de Susilo Bambang Yudhoyono a Díli ocorreu em maio de 2002 para assinalar o 10º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste da Indonésia, que invadiu o território em 1975, abrindo um período de ocupação em que morreram milhares de pessoas.

Em setembro, o Presidente da Indonésia desloca-se a Portugal para uma visita oficial, a primeira que o chefe de Estado indonésio faz desde 1960.

Tópicos:

Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, Timor Leste,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Pedrógão Grande, dois anos depois dos incêndios, quase só os estrangeiros são atraídos para a região.

Uma equipa da RTP acompanhou o curso dos novos seguranças pessoais, "sombras" de quem protegem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.