Início da cerimónia de tomada de posse do Conselho Presidencial Iraquiano

A cerimónia de posse do chefe de Estado iraquiano e os dois vice-presidentes começou hoje às 15:50 (12:50 em Lisboa) no grande auditório do Palácio dos Congressos, na "zona verde", sector ultra-protegido no centro de Bagdad.

Agência LUSA /

A reunião começou pela leitura de versículos do Corão por um dignitário religioso xiita, xeque Jalal al-Sarir.

O curdo Jalal Talabani, eleito para a chefia do Estado, prestou juramento, bem como dois adjuntos, o sunita Ghazi al-Yauar (ex- presidente cessante) e o xiita Adel Abdel Mehdi (ministro das finanças cessante).

"Juro por Deus que desempenharei com franqueza as minhas responsabilidades e protegerei os interesses do Iraque, bem como o seu céu, a sua riqueza e o seu sistema democrático federal, alem de preservar as liberdades e a justiça", disseram os três líderes.

Além dos 275 deputados, assistiram à cerimónia vários convidados, incluindo mulheres e diplomatas.

Talabani deverá designar ainda hoje um primeiro-ministro, possivelmente o xiita Ibrahim al Jafari, que ficará incumbido de formar novo governo.

A polícia iraquiana e as tropas norte-americanas intensificaram as medidas de segurança nas imediações da "zona verde", oeste de Bagdad, onde impediram a circulação de automóveis e motos nas principais ruas dos bairros vizinhos.

PUB