Início do Brexit com data marcada: 29 de março

A primeira-ministra britânica vai acionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que enquadra a saída do Reino Unido da União Europeia, no próximo dia 29 de março, anunciou esta segunda-feira um porta-voz de Theresa May.

RTP /
Toby Melville - Reuters

De acordo com o anúncio do gabinete de Theresa May, dentro de semana e meia – uma data para a História: 29 de março – partirá do N.º 10 de Downing Street uma carta endereçada ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Nesse momento será desencadeado o processo inédito da saída de um dos membros da União Europeia e os 28 passarão a 27.

Theresa May ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa fazendo cumprir a vontade dos britânicos referendada a 23 de junho de 2016 de abandonar a União Europeia.

Nas últimas semanas os mecanismos necessários à operacionalização do Brexit têm sido acelerados, com a aprovação final à legislação que abre o caminho à saída da União a ser dado na última quinta-feira, 16 de março, pela rainha Isabel II.

Era o passo que faltava depois de o Parlamento ter aprovado três dias antes esse pacote legislativo que dá luz verde ao Governo para avançar com a saída da União Europeia.

Cumpridos estes preceitos legais, Theresa May pode iniciar a negociação junto das instâncias europeias, um processo que se prevê longo e duro. A primeira-ministra dissera-o antes, estando cumpridas as autorizações necessárias, as conversas com os responsáveis da UE arrancariam ainda antes do final do mês.
Escócia quer ficar
Entretanto, uma primeira consequência para Londres da saída da União Europeia é a revolta à vista na Escócia, que não está interessada em acompanhar a Inglaterra no barco do Brexit.

Edimburgo quer avançar com um referendo sobre a questão, mas Theresa May condiciona a consulta à conclusão do Brexit.

A primeira-ministra britânica defende que nesta altura o país deve estar unido para negociar a melhor saída possível.
Tópicos
PUB