Inventada pastilha elástica que não se cola

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, inventaram uma pastilha elástica que não se cola, o que faria poupar às autoridades centenas de milhar de libras em limpezas.

Agência LUSA /

Na base da descoberta está um polímero chamado "revolímero", criado por uma equipa daquela universidade dirigida por Terry Cosgrove, professor de Físico-Química.

O segredo, em termos gerais, estaria na combinação de dois polímeros, um que repele a água e outro que a atrai.

O resultado, segundo os investigadores, é uma pastilha elástica que não se cola, quer esteja húmida ou seca, mas está ainda em fase de experimentação.

"Temos a base da pastilha elástica sem sabores ou outros ingredientes. É como um chiclete mastigado durante muito tempo", explica hoje no jornal Times o professor.

A invenção obteve na quinta-feira o prémio Novo Projecto da Universidade de Bristol, no valor de 30.000 libras (49.200 euros), que permitirá a continuação das investigações.

Além desta utilização, Cosgrove garante que o novo polímero poderá ser também usado para limpar grafitos ou, em hospitais, para evitar que as bactérias adiram às luvas.

Em Fevereiro, a Câmara de Liverpool promoveu uma "cimeira do chiclete" para reclamar um imposto especial sobre este produto que ajudaria a pagar os cerca de 220 milhões de euros anuais em que estimou o custo de os limpar.

PUB