Iraque - 170 rebeldes mortos ou detidos por militares EUA últimos três meses

As forças norte-americanas mataram ou detiveram cerca de 170 rebeldes estrangeiros, vindos provavelmente da Síria, no noroeste do Iraque durante os três últimos meses, indicou hoje um alto responsável militar norte-americano.

Agência LUSA /

O general David Rodriguez, que comanda as forças norte-americanas no sector noroeste do Iraque, confirmou as informações de origem iraquiana, segundo as quais, por cada mês, cerca de 150 combatentes estrangeiros se infiltram no Iraque a partir de países vizinhos.

"Alguns [dos rebeldes] que capturámos estavam implicados em atentados perpetrados nos últimos meses", assegurou o militar em teleconferência no seu quartel-general em Mossul (norte).

Rodriguez precisou que, nos três últimos meses, 100 rebeldes estrangeiros foram mortos e 70 capturados pelas forças norte-americanas na sua zona de operações.

Os dirigentes norte-americanos já criticaram a Síria por diversas vezes, devido ao controlo insuficiente da sua fronteira com o Iraque, e acusam o país de ter servido de base para os terroristas.

Na avaliação do general Rodriguez, as suas tropas sob o seu comando alcançaram, desde o princípio do ano, bons resultados nas operações para desmantelar os quadros da rebelião.

Desde as eleições de 30 de Janeiro, acrescentou, pelo menos 62 rebeldes foram mortos ou capturados, 44 dos quais desde o mês de Maio.

O general deu ainda conta de uma diminuição de 20 por cento dos atentados bombistas perpetrados ao longo das estradas iraquianas no seu sector.


PUB