Iraque e economia dominam debate de Palin e Biden

As questões económicas e as guerras do Iraque e do Afeganistão dominaram o debate entre os dos candidatos à vice-presidência dos EUA. Sarah Palin, candidata republicana, e Joe Biden, candidato democrata, defrontaram-se no único debate televisivo previsto entre ambos antes das eleições de 4 de Novembro.

Cristina Sambado, RTP /
No final do debate que se realizou na Universidade de George Washington, em saint Louis, no Estado do Missouri, e que durou hora e meia, democratas e republicanos reclamaram vitória Bob Perason/EPA

O financiamento das tropas foi um dos temas em que os dois candidatos esgrimiram os seus argumentos. Com Sarah Palin a acusar Barack Obama de ter “votado contra o envio de tropas, depois de prometer que não o fazia. Disse que o voto dele era político e que custaria vidas”.

Joe Biden relembrou que “John Mccain votou exactamente da mesma maneira contra o financiamento das tropas, porque a lei previa um prazo para reduzir as tropas americanas. E McCain disse que não financiava as tropas se houvesse um prazo”, acrescentando que se Obama vencer as eleições acaba a guerra no Iraque.

Outro dos temas debatidos foi a energia. Biden lembrou que “McCain tinha votado 20 vezes contra o financiamento de energias alternativas e julga que a única resposta é perfurar. Temos de procurar mais petróleo, mas leva dez anos até retirar a primeira gota de petróleo dos poços que começarem a perfurar”. Acrescentado que “entretanto, estaremos todos metidos num sarilho”.

Por outro lado Sarah Palin, Governadora republicana do Alasca, lembrou “que as pessoas estão ansiosas por explorar as fontes nacionais de energia. Sabem que, mesmo no meu Estado que produz energia, temos milhares de milhões de barris de petróleo e centenas de biliões de metros cúbicos de gás natural, que é uma energia limpa”.

Logo no início do debate, Joe Biden acusou John McCain, o candidato Republicano à Presidência dos EUA, de estar completamente desligado da realidade do país ao lembrar as declarações de McCain, pouco antes de rebentar a crise em Wall Streett, de que a economia norte-americana era sólida.

Sarah Palin, saiu em defesa de McCain, ao afirmar que o candidato se referia à força do trabalho norte-americano e não ao sistema financeiro.

No final do debate, Sarah Palin considerou que os eleitores têm pela frente “a eleição mais importante da sua vida”, e comprometeu-se a “defender a liberdade dos norte-americanos” se chegar à Casa Branca.

Enquanto, Joe Biden prometeu uma “mudança fundamental” na economia na política externa dos Estados Unidos.

Sondagem da CNN dá vitória ao candidato democrata

No final do debate que se realizou na Universidade de George Washington, em saint Louis, no Estado do Missouri, e que durou hora e meia, democratas e republicanos reclamaram vitória.

Mas, a primeira sondagem conhecida, revelada pela CNN, revela que 51 por cento dos espectadores gostaram mais da prestação do Senador do Delaware e candidato a vice-presidente de Barack Obama.

A favor de Sarah Palin, candidata a vice-presidente de John Maccain, manifestaram-se 38 por cento dos espectadores.
PUB