Iraquiano escreve a maior cópia do Alcorão para entrar no Guinness
Najaf, 04 mai (Lusa) -- Um jovem iraquiano de 25 anos começou há um mês a escrever o maior Alcorão do mundo, o livro sagrado dos muçulmanos, com 5.500 a seis mil metros de comprimento, para entrar no livro de recordes Guinness.
Se o conseguir, Hussein al-Kharsan irá colocar, mais uma vez, o Alcorão, que proíbe o consumo de álcool, num livro de recordes concebido pelo diretor-geral de uma cervejeira.
A cópia do Alcorão deveria ser dada a conhecer este ano, quando Najaf se tornaria na Capital da Cultura Islâmica, o que foi adiado por tempo indeterminado devido a alegações de corrupção.
Esta situação não impediu, porém, Kharsan, formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Bagdade, de continuar o seu trabalho numa escola religiosa em Najaf.
"No início, o acordo era concluir o trabalho em seis meses, o que implicaria escrever diariamente três das 503 páginas do Alcorão", explicou o jovem, salientando que trabalhou inicialmente 16 horas diárias durante mais de duas semanas até começar a ter dores.
Agora trabalha cinco horas por dia, precisando, por isso, de cerca de um ano para concluir o maior Alcorão do mundo.
Hussein al-Kharsan, que começou a participar em concursos de caligrafia árabe aos nove anos, está a escrever uma cópia do Alcorão em quatro folhas de papel branco, cada uma com 1.500 metros de comprimento, e já concluiu a cópia de 13 páginas desde que iniciou o trabalho há um mês.
No livro de recordes Guinness não consta o maior Alcorão do mundo, mas apenas a maior cópia impressa do livro sagrado dos muçulmanos com dois metros de altura e 1,52 metros de largura, que foi dada a conhecer na Rússia em novembro do ano passado.
A cópia mais pequena do Alcorão, impressa no Cairo em 1982 e propriedade de um paquistanês, tem 1,7 por 1,3 centímetros e 571 páginas.
O maior livro do mundo, sobre a vida do profeta Mohammed, tem 8,06 metros e pesa 1.500 quilogramas, tendo sido dada a conhecer no Dubai em fevereiro.