Irlanda do Norte - Acontecimentos recentes desgastaram confiança (Bertie Ahern)
Os recentes acontecimentos na Irlanda do Norte desgastaram a confiança no país, mas deixaram claro o que deve ser feito para que o processo de paz seja bem sucedido, considerou hoje o primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern.
Para Ahern, que participava numa cerimónia na Casa Branca, em Washington, é necessário "finalizar o processo e concluir uma parceria estável no seio do governo da Irlanda do Norte".
O presidente norte-americano, George W. Bush, saudou, por seu turno, o "trabalho infatigável" de Bertie Ahern "na luta contra o terrorismo na ilha de Saint Patrick (santo patrono da Irlanda)".
Os representantes dos partidos políticos da Irlanda do Norte não participaram na cerimónia, ao contrário do que tem sido tradição dos últimos anos.
As cinco irmãs de Robert McCartney, um pai de família norte-irlandês morto em Janeiro por membros do Exército Republicano Irlandês (IRA), também não estiveram presentes, mas deverão ser posteriormente recebidas pelo presidente norte-americano, indicaram responsáveis da administração Bush.
George W. Bush mostrou-se particularmente exasperado com a acção do IRA e do seu braço político, o Sinn Fein, no caso McCartney.
O presidente norte-americano envolveu-se pessoalmente no processo de paz na Irlanda do Norte, deslocando-se a Belfast em Abril de 2003, mas as negociações entre partidos católicos e protestantes têm-se arrastado, nomeadamente na questão do desarmamento do IRA.