Irrelevante. É assim que os europeus avaliam a UE em tempo de pandemia

por Alexandre Brito - RTP
Imagem de arquivo Reuters

A maioria dos europeus considera que a União Europeia não esteve bem na resposta à pandemia do novo coronavírus. Um estudo feito para o Conselho Europeu para as Relações Internacionais revela que a maior parte dos cidadãos considera que a União Europeia foi "irrelevante" no combate ao vírus.

A maioria dos europeus considera que a reação da União Europeia à crise provocada pela pandemia foi pobre e não esteve à altura do desafio. 

Em Portugal, 44 por cento dos inquiridos afirmaram que a resposta não foi positiva. 

Um valor que aumenta substancialmente para os países mais atingidos. 63 por cento em Itália e 61 por cento em França. Um pouco mais reduzido em Espanha – 52 por cento.

Quando questionados sobre se a União Europeia tem sido irrelevante durante a pandemia, a maioria dos cidadãos dos vários países tende a concordar com esta afirmação.

Em Portugal, 52 por cento dos inquiridos concordam que a EU foi irrelevante durante a pandemia. Curiosamente, o número baixa para 45 por cento em Espanha e 40 por cento em Itália.

Numa outra questão, em que é perguntado como é que o novo coronavírus mudou a sua atitude em relação à União Europeia, uma larga maioria considera que é preciso maior cooperação.

Os cidadãos de Portugal, Espanha e Itália são os que mais defendem essa cooperação. 

Em sentido oposto, entre os alemães estão aqueles que mais consideram que a integração da União Europeia já foi “longe de mais”.

Há um outro dado interessante a avaliar neste inquérito. Perante a pergunta sobre quem foi o maior aliado do país, os italianos responderam a China, deixando a União Europeia para último, mesmo atrás dos Estados Unidos da América.

Tópicos
pub