Islandeses voltam a concentrar-se para exigir saída do Governo

Reiquejavique, 09 abr (Lusa) - Os islandeses voltaram hoje a concentrar-se frente ao parlamento, em Reiquejavique, para exigir eleições imediatas e a saída do Governo que integra dois ministros citados no caso "Papéis do Panamá".

Lusa /

Entre cinco mil e seis mil manifestantes, segundo dados da polícia, concentraram-se a partir das 14:00 (15:00 em Lisboa) na praça Austurvöllur, frente ao parlamento, local onde estiveram pelo menos oito mil na segunda-feira, um número significativo para um país com 320 mil habitantes.

Esta mobilização histórica levou à demissão do primeiro-ministro, Sigmundur David Gunnlaugsson, que, segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa), possuía uma sociedade nas Ilhas Virgens britânicas, sem a declarar no âmbito da sua eleição em abril de 2009.

O seu ministro da Agricultura, Sigurdur Ingi Johannsson, ascendeu ao cargo de primeiro-ministro, mas não goza de popularidade e sobretudo manteve em funções os ministros das Finanças, Bjarni Benediktsson, e da Administração Interna, Olöf Nordal, ambos citados nos "Papéis do Panamá".

"Bjarni, Olöf, deixem o parlamento agora, violaram a ética", é uma das mensagens que podem ler-se nos cartazes apresentados pelos manifestantes que, como em outras ocasiões, fizeram barulho utilizando vários objetos.

Segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa), com sede em Washington, que reuniu para este trabalho 370 jornalistas de mais de 70 países, mais de 214.000 entidades `offshore` estão envolvidas em operações financeiras em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

A investigação resulta de uma fuga de informação e juntou cerca de 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade da empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património, com informações sobre mais de 214 mil empresas "offshore" em mais de 200 países e territórios.

EA // SMA

Tópicos
PUB