Israel não exigirá desarmamento do Hezbollah, noticia o Yediot Aharonot

Israel não irá exigir o desarmamento do Hezbollah nas negociações de um cessar-fogo para o conflito com o Líbano, garantiu ao diário israelita Yediot Aharonot um alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Agência LUSA /

De acordo com o "site" em inglês do mais popular diário em hebraico, o Governo israelita apenas imporá como condições para a cessação de hostilidades q ue o movimento xiita libanês seja afastado da fronteira com Israel e que acabe o fornecimento de armas ao Hezbollah por parte da Síria e do Irão.

A confirmar-se esta notícia, trata-se de uma mudança na política israel ita em relação a um possível cessar-fogo, pois até agora as autoridades de Telav ive têm insistido sempre na aplicação da resolução 1559 do Conselho de Segurança das Nações Unidas como condição "sine qua non" para o fim da sua ofensiva milit ar.

A referida resolução obriga ao desarmamento de todas as milícias libane sas - ou seja, o Hezbollah - e o restabelecer da soberania do Governo libanês à totalidade do seu território, quer dizer, o destacamento do exército libanês par a o sul do país e a sua colocação ao longo da fronteira com Israel.


PUB