Israel vai instalar mísseis anti-míssil Patriot perto de Telavive
O exército israelita vai instalar baterias de mísseis anti-míssil Patriot na região de Telavive, devido ao risco de ataques com mísseis de longo alcance, anunciou um porta-voz das Forças Armadas de Israel.
O porta-voz militar indicou que o exército vai deslocar para Telavive as baterias de Patriot que já estão instaladas na zona de Haifa, no norte do país, na sequência de disparos com foguetes katiusha a partir do sul do Líbano.
Segundo a rádio militar, o exército vai igualmente instalar baterias de mísseis Hetz (Flecha) de fabrico israelo-americano.
Os Patriot, de construção norte-americano, foram utilizados na guerra do Golfo de 1991 mas revelaram-se relativamente ineficazes na intercepção dos mísseis de longo alcance Scud lançados pelo Iraque.
Desde então os Patriot comprados por Israel foram modernizados.
A Força Aérea israelita atacou na madrugada de hoje cerca de 130 objectivos em território libanês, tendo como principal alvo a cidade de Tiro, comando regional do movimento xiita do Hezbollah e a partir da qual são feitos os ataques contra a cidade de Haifa, principal centro urbano do norte de Israel.
Israel teme que, a partir de Tiro, sejam atacadas outras localidades do país mais a sul, como as cidades de Natania ou mesmo Telavive, com mísseis de 200 quilómetros de alcance.
Ainda assim, também na noite de quinta-feira para hoje, o Hezbollah atacou com mísseis de curto alcance territórios israelitas, sem causar vítimas.
Israel lançou uma ofensiva no Líbano a 12 de Julho em resposta ao rapto de dois militares israelitas pelo Hezbollah.