Israel vai retomar construção de muro de separação na Cisjordânia

Jerusalém, 05 jul (Lusa) -- O Exército israelita vai retomar nas próximas semanas os trabalhos de construção de um muro de separação na Cisjordânia suspensos há cinco anos, informou hoje a rádio pública de Israel.

Lusa /

Numa primeira fase, os trabalhos serão retomados em torno das colónias no setor de Gush Etzion, perto de Belém, e no próximo ano a construção terá lugar em torno de Maale Adoumim, uma das mais importantes implantações da Cisjordânia a leste de Jerusalém, explicou o coronel israelita Ofer Hindi, citado pela rádio pública.

Estas informações foram avançadas pelo responsável durante uma audiência no Supremo Tribunal.

De acordo com a rádio israelita, os trabalhos de construção do muro, iniciados em 2002 depois de uma vaga de atentados palestinianos, foram suspensos há cinco anos por "problemas orçamentais" e devido aos recursos apresentados pelos palestinianos.

Mais de 400 dos 760 quilómetros de barreira previstos foram concluídos.

A 09 de julho de 2004, o Tribunal Internacional de Justiça considerou ilegal a construção do muro que pretende separar israelitas de palestinianos e ordenou o seu desmantelamento, à semelhança da assembleia-geral da ONU.

Tópicos
PUB