Itália. Descarrilamento de comboio de alta velocidade faz dois mortos

Um comboio de alta velocidade que fazia a ligação entre Frecciarossa e Salerno descarrilou esta quinta-feira, atingindo outra composição em Lodi, no norte de Itália. O desastre causou as mortes de duas pessoas e 31 feridos.

RTP /
As causas do acidente estão a ser investigadas pelas autoridades Flavio Lo Scalzo - Reuters

O comboio descarrilou às 5h35 na província de Lodi, 25 minutos depois de ter iniciado a sua viagem. Este era o primeiro comboio do dia, da linha Milão-Bolonha e, segundo a polícia, transportava 33 pessoas, avança a edição online do jornal italiano Corriere Della Sera.

O acidente provocou duas vítimas mortais, o maquinista e um funcionário da State Railways, que estavam no trator. Os corpos foram projetados a centenas de metros do local.Um funcionário que limpava a ferrovia está em estado grave, com múltiplas fraturas.


Ficaram feridas 31 pessoas, que foram levadas para os hospitais de Lodi, Melegnano, Crema, Placência, Castel San Giovanni e Humanitas, em Milão, nenhum deles em risco de vida.

Os meios de socorro “chegaram ao local rapidamente” e contaram com dezenas de veículos de emergência, incluindo dois helicópteros.
Paula Martinho da Silva, Marcelo Sá Carvalho - RTP

O presidente do município de Lodi afirmou que o facto de este ser o primeiro comboio do dia ajudou a que não houvesse “uma carnificina”.

As causas estão a ser investigadas pelas autoridades, que procuram reconstruir o momento do acidente para perceber o que aconteceu.

A primeira análise sugere que a locomotiva do comboio foi a primeira a descarrilar, colidindo com a carruagem de outro comboio parado na linha ferroviária paralela
. A locomotiva colidiu também com um edifício ferroviário à margem da linha.

As restantes carruagens do comboio continuaram a circular durante alguns metros, até provocarem o descarrilamento de uma segunda carruagem, escreve o jornal La Repubblica.

A circulação ficou interrompida em ambas as direções. Os comboios estão a circular pela linha Milão-Piacenza e contam com atrasos superiores a uma hora.
Tópicos
PUB