Itália. Partido pós-fascista será governo sem sair do euro nem da União Europeia

por RTP

Foto: Guglielmo Mangiapane - Reuters

O partido de Giorgia Meloni, Irmãos de Itália, que nasceu das cinzas do antigo movimento neo-fascista italiano, venceu as eleições de domingo ao conquistar mais de 26% dos votos.

Contabilizando os 9% alcançados pela Liga de Matteo Salvini, os 8% do Força Itália liderado por Sílvio Berlusconi, e o resultado residual do Nós Moderamos, a direita garante maioria na câmara dos deputados e no Senado para governar o país nos próximos cinco anos.

Giorgia Meloni já afastou a hipótese de a Itália deixar a União Europeia ou o euro, mas durante a campanha prometeu recuperar a soberania do país junto de Bruxelas.

Apoia a Nato e o fornecimento de armas à Ucrânia, apesar de ter apoiado Vladimir Putin nas eleições de 2018.

É fervorosamente contra o acolhimento de vagas de migrantes, o aborto e os casamentos entre homossexuais e defensora da família tradicional.

Matteo Salvini, o líder da Liga diverge de Meloni em várias matérias, mas promete zelar pela estabilidade do próximo Governo.

O Partido Democrático não foi além dos 19% e foi o principal derrotado. Enrico Letta assumiu o golpe duro da direita e anunciou que vai deixar a liderança do PD.

Estas eleições ficam também marcadas pela maior abstenção de sempre no país: 16,5 milhões de italianos, o equivalente a 36% do universo eleitoral, não votaram no último domingo.
pub