Iulia Timochenko disponível para voltar a chefiar Governo ucraniano

A ex-primeira-ministra ucraniana Iulia Timochenko afirmou hoje que está pronta para voltar a formar Governo, caso o Presidente Viktor Iuchtchenko lhe peça.

Agência LUSA /

"Estou pronta para formar governo com Viktor Iuchtchenko", afirmou Iulia Timochenko durante uma conferência de imprensa.

Timochenko referiu ainda que estava disponível para voltar à equipa de Iuchtchenko e que gostaria de voltar a constituir novamente "uma única equipa".

Além de outros altos responsáveis, Iuchtchenko demitiu Iulia Timochenko e o Governo em bloco a 08 de Setembro para pôr fim às divisões do poder e a um escândalo provocado por acusações mútuas de corrupção.

Entretanto, o Presidente ucraniano designou Iuri Ekhanurov para substituir Timochenko, mas o Parlamento ucraniano recusou terça- feira aprovar a nomeação deste tecnocrata reformador.

Segundo os meios de comunicação ucranianos, o Presidente Viktor Iuchtchenko tentou no início de Setembro convencer Timochenko a ficar na liderança do Governo, mas se aceitasse demitir vários ministros chave.

A recusa da muito popular "dama de ferro" provocou a demissão de todo o Governo e mergulhou a Ucrânia numa tempestade política, nove meses depois da "Revolução Laranja".

Actualmente, Ekhanurov, que apenas conseguiu o apoio de 223 deputados, continua a assegurar interinamente a liderança do governo.

A nomeação de Ekhanurov necessitava do apoio de pelo menos 226 deputados para ser aprovada.

PUB