Jacob Zuma, um Presidente de escândalos permanentes

| Mundo
Jacob Zuma, um Presidente de escândalos permanentes

A ver: Jacob Zuma, um Presidente de escândalos permanentes

O jornalista António Mateus faz a leitura do momento político na África do Sul e considera que a demissão surge da "falta de credibilidade" que vinha a afetar o Presidente sul-africano.

António Mateus sublinha que Zuma "confundia os privilégios pessoais com o desempenho da chefia do Estado".

"Teve de calçar os sapatos de uma herança pesada, a de Nelson Mandela, mas esteve bastante longe dela em termos éticos, de rigor de governação", refere o jornalista.

Sobre o possível sucessor, o jornalista da RTP diz que Cyril Ramaphosa é "o homem que Nelson Mandela sonhava que o substituiria um dia no cargo". Foi inclusive o braço direito do ex-Presidente nas negociações para o fim do apartheid.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

O vice-presidente do Brasil assegura que a democracia brasileira nunca esteve tão forte como agora. Entrevista exclusiva à RTP.

Em entrevista exclusiva aos enviados especiais da RTP, o cardeal Baltazar Porras declara apoio ao autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.