Jacob Zuma, um Presidente de escândalos permanentes

| Mundo
Jacob Zuma, um Presidente de escândalos permanentes

A ver: Jacob Zuma, um Presidente de escândalos permanentes

O jornalista António Mateus faz a leitura do momento político na África do Sul e considera que a demissão surge da "falta de credibilidade" que vinha a afetar o Presidente sul-africano.

António Mateus sublinha que Zuma "confundia os privilégios pessoais com o desempenho da chefia do Estado".

"Teve de calçar os sapatos de uma herança pesada, a de Nelson Mandela, mas esteve bastante longe dela em termos éticos, de rigor de governação", refere o jornalista.

Sobre o possível sucessor, o jornalista da RTP diz que Cyril Ramaphosa é "o homem que Nelson Mandela sonhava que o substituiria um dia no cargo". Foi inclusive o braço direito do ex-Presidente nas negociações para o fim do apartheid.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

      Em abril, uma cimeira histórica entre Coreias reaproximou dois países de costas voltadas há mais de 60 anos. O que esperar do futuro?

        Uma caricatura do mundo em que vivemos.