Japão com "forte mensagem" contra desafios da Coreia do Norte na cimeira do G7

por Lusa

O primeiro-ministro japonês partiu hoje para Itália para assistir à cimeira dos sete países mais ricos do mundo (G7), durante a qual vai responder com uma "forte mensagem" aos desafios da Coreia do Norte.

Shinzo Abe estará em Taormina, na Sicília, onde vai decorrer na sexta-feira e no sábado, a cimeira do G7 (Itália, Japão, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido).

O líder conservador nipónico quer que os desenvolvimentos do programa nuclear e de armamento da Coreia do Norte sejam um dos pontos centrais da agenda da cimeira, declarou antes de viajar para Itália.

Na quarta-feira, o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, afirmou que Abe vai manter uma posição "firme e clara" para "lançar uma forte mensagem comum" perante os desafios que representam a Coreia do Norte e o terrorismo internacional.

O Japão, que acolheu no ano passado a cimeira do G7 em Ise-Shima (centro do país), também vai defender na vertente económica da reunião um comércio internacional baseado em regras "livres e abertas", acrescentou Suga.

 

 

Tópicos
pub