Japão conduz primeiro inquérito sobre o racismo
Tóquio, 30 out (Lusa) -- O Ministério da Justiça do Japão vai realizar o primeiro inquérito de grande escala sobre o racismo no país, avança a imprensa local.
O inquérito vai abranger 18.500 residentes estrangeiros, com 18 ou mais anos, noticia o jornal Asahi, acrescentando que o resultado será divulgado no final de março e terá reflexos na governação.
A sondagem vai decorrer em 13 línguas, incluindo, além de japonês e inglês, português, chinês, coreano e vietnamita.
Os inquiridos serão questionados sobre se já experienciaram ou assistiram a discriminação racial na vida diária e local de trabalho, e que medidas gostariam que o Governo adotasse para eliminar a discriminação.
O número de estrangeiros a residir no Japão aumentou nos últimos anos, mas o rácio em relação à população total é ainda reduzido, abaixo dos 2%, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Vários incidentes de discurso de ódio contra grupos étnicos específicos nas ruas ou online foram registados nos últimos anos.
São maioritariamente dirigidos a coreanos, que vieram para o Japão quando a península coreana estava sob o domínio colonial japonês, entre 1910 e 1945.