Japão reabre acesso a Tomioka localidade evacuada após acidente nuclear em Fukushima
Tóquio, 25 mar (Lusa) -- A localidade de Tomioka, situada a cerca de 10 quilómetros da central de Fukushima, evacuada desde o acidente nuclear, foi declarada como zona parcialmente acessível pelo governo japonês.
A medida visa acelerar a reconstrução da localidade, atingida pelo tsunami de 2011, e permitirá a cerca de 11.200 habitantes, ou 70 % da população total de Tomioka antes do acidente, voltar temporariamente às suas casas para limpá-las e reabilitá-las, noticiou a estação Fugi TV.
"Finalmente podemos começar a reconstruir as infraestruturas da localidade", explicou o presidente do município, Katsuya Endo.
Desde a crise nuclear, apenas um agricultor, Naoto Matsumura, de 54 anos, que sobreviveu e alimentou os seus animais com bens doados por diversas associações, permaneceu no município.
Tomioka encontra-se dentro perímetro de aceso proibido delimitado nos 20 quilómetros da central, tendo o governo dividido a área da localidade em três categorias distintas, de acordo com os níveis de radiação.