Javalis apreendidos vão servir de ceia de natal
Rio de Janeiro, 19 dez (Lusa) - Mais de 300 javalis apreendidos em cativeiro ilegal, em área de proteção ambiental no Estado do Rio de Janeiro, vão servir de ceia de natal em 18 restaurantes populares estaduais.
De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente, após a apreensão, realizada na última semana, os javalis foram levados para um matadouro certificado e as carnes doadas à Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro.
O cardápio, um tanto exótico para os brasileiros, é assinado pelo renomado `chef` francês Claude Troigros, que será o responsável por preparar o menu no restaurante popular de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
A iguaria servirá para celebrar antecipadamente o natal e será servida durante o almoço, nesta terça-feira.
O coordenador do órgão responsável pelo combate ao crime ambiental, José Maurício Padrone, disse à Agência Lusa que a apreensão deste tipo de animal foi inédita no país, tal como o destino que lhes foi traçado.
"Quando fazemos apreensões de animais que pertencem à nossa fauna, enviamo-los para um centro de triagem, onde ficam em quarentena. Se estiverem em boas condições, são libertados no seu `habitat`", explicou.
Neste caso, como se trata de um animal trazido da Europa, sem predadores naturais no Brasil, optou-se por outro destino.
"Nós apenas antecipamos o fim que teriam, porque estavam a ser criados para o abate", garantiu Padrone.
O javali foi introduzido na Argentina e no Uruguai, chegou ao Brasil pelo sul, na fronteira com estes países, e já é considerado uma praga em algumas regiões brasileiras.