Javier Solana vai hoje a Beirute
O alto representante da UE para a Política Externa e de Defesa Comum desloca-se hoje a Beirute para se reunir com o primeiro-ministro libanês, após um encontro com o ministro da Defesa israelita.
"Estamos agora reunidos com a missão europeia em Rafah e temos depois um encontro com o ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz", disse aos jornalistas Mary Brazier, a porta-voz que acompanha Javier Solana nesta sua digressão pelo Médio Oriente.
A UE prolongou segunda-feira por um ano a missão de observação em Rafah, entre Gaza e o Egipto, e Solana conversou hoje de manhã com o general Pietro Pistolezze sobre o futuro desta missão, que sofrerá algumas alterações.
Reúne-se depois com Peretz, seguindo depois para Beirute, segundo a porta-voz.
No Líbano, abalado por uma espiral de violência entre o exército e a organização palestiniana Al Fatah-al Islam, o alto representante europeu será recebido pelo primeiro-ministro, Fuad Siniora, e com o presidente do parlamento, Nabih Berri.
Prevê-se que Javier Solana faça declarações à imprensa após os dois encontros, devendo seguir ainda hoje para o Cairo, onde se reunirá com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, segundo a porta-voz.
Para quarta-feira deverá reunir-se com o presidente Hosni Mubarak, com o chefe dos serviços secretos egípcios, Omar Suleiman, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Abul Gheit.
No dia seguinte regressará a Israel e aos territórios autónomos palestinianos, na esperança de poder visitar a Faixa de Gaza, para se reunir com o presidente palestiniano, Mahmud Abbas, se as circunstâncias o permitirem.
Gaza está a ser alvo há seis dias de uma operação aérea israelita que já causou 23 palestinianos 86 feridos entre os palestinianos.
Na segunda-feira morreu também uma mulher israelita, atingida por um dos foguetes Al Kasam disparados pelas milícias palestinas, o que coincidiu com a chegada de Javier Solana à localidade de Sderot.
Nos territórios palestinianos, Solana terá encontros, também na quinta-feira, com o chefe dos negociadores palestinianos, Saeb Erekat, e outros políticos.
De tarde, antes de deixar a região, tem marcada uma reunião com o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, de acordo com a porta-voz.