João Paulo II escreveu curta mensagem de fé na Virgem Maria
O papa João Paulo II escreveu duas curtas mensagens, quinta-feira à noite, após a intervenção cirúrgica a que foi submetido, reiterando numa das missivas a sua entrega à Virgem Maria.
"Quando regressou ao quarto, quinta-feira à noite, depois de ser submetido a uma traqueotomia, escreveu algumas palavras num pequeno bloco de apontamentos", disse o porta-voz de João Paulo II Joaquin Navarro-Valls.
"Estou sempre 'Totus tuus' (completamente em Suas mãos)", escreveu, aludindo às palavras latinas que constam nas insígnias papais e que significam que o Papa entregou o seu destino à Virgem Maria, a quem dedicou o seu pontificado.
"Mas o que é que eles me fizeram", foi a primeira frase escrita por João Paulo II, que segundo Joaquin Navarro-Valls traduz sentido de humor.
O boletim médico lido hoje pelo porta-voz do Vaticano refere que João Paulo II está a recuperar bem e que comeu esta manhã com "bom apetite" um pequeno-almoço composto por café com leite, um iogurte e 10 pequenas bolachas.
O texto divulgado por Joaquin Navarro-Valls especifica que "o Santo Padre passou uma noite de descanso tranquila", que está a "respirar autonomamente e que as condições cardio-circulatórias se mantêm boas".
A conselho dos seus médicos, o Papa não deve falar durante vários dias, para auxiliar a recuperação das funções da laringe.
"Um novo boletim médico será divulgado segunda-feira às 12:30 locais (11:30 em Lisboa).
Navarro-Valls, médico de profissão, frisou que João Paulo II não tinha febre quando deu entrada no hospital e que não sofre de infecção bronco-pulmonar.
Referiu ainda que a traqueotomia a que o Papa foi submetido não foi uma intervenção cirúrgica de urgência, tendo sido realizada para facilitar a respiração, o que veio a confirmar-se, dado a "sensação de alívio" manifestada por João Paulo II.
A decisão de uma eventual participação do Papa nas orações dominicais do Angelus será tomada sábado e comunicada à imprensa às 11:30 TMG.