João Soares apela à «contenção»

Viena, 08 Ago (Lusa) - O português João Soares, presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), apelou hoje em Viena à "imediata contenção" de georgianos e ossetas do sul no sul do Cáucaso.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O fim das hostilidades para evitar a escalada do conflito que já terá feito centenas de mortos foi ainda exigido em comunicado pelo presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE.

João Soares saiu em apoio da presidência finlandesa de turno da organização, na pessoa do chefe da diplomacia de Helsínquia, Alexander Stubb, que instou as partes a dialogarem pela paz.

"Condeno vigorosamente as hostilidades militares de georgianos e ossetas do sul" porque "a guerra nunca é uma solução na área dos 56 países participantes da OSCE", diz João Soares no texto, convidando a Rússia a participar no desanuviamento da tensão.

A missão da OSCE mereceu o "forte apoio" de João Soares, que condenou o bombardeamento das suas instalações na capital da região separatista georgiana da Ossétia do Sul, Tskhinvali.

A concluir, o presidente da Assembleia Parlamentar da organização dos 56 sufragou todos os esforços que está a desenvolver o enviado especial da presidência da OSCE, embaixador Heikki Talvitie, no sentido de concertar um encontro entre responsáveis dos beligerantes.

João Soares esteve no início do ano na Geórgia, a liderar uma missão de observação das eleições legislativas locais.


PUB