Joe Biden testa positivo à covid-19

O presidente norte-americano testou positivo à covid-19 e está neste momento com "sintomas muito ligeiros", avançou a Casa Branca esta quinta-feira. Joe Biden está a ser tratado com a medicação antiviral Paxlovid.

RTP /
Esta é a primeira vez que Biden, de 79 anos, testa positivo à covid-19. Jonathan Ernst - Reuters

"Esta manhã, o presidente Biden testou positivo à covid-19. Ele está totalmente vacinado e tem duas doses de reforço, apresentando sintomas muito leves. Começou a tomar Paxlovid”, anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

“De acordo com as diretrizes do CDC [Centro de Controlo e Prevenção de Doenças], o presidente vai isolar-se na Casa Branca e continuará a cumprir todas as suas funções durante esse período", lê-se num comunicado.

Joe Biden “entrou em contacto com membros da equipa da Casa Branca por telefone esta manhã e vai participar nas reuniões planeadas na Casa Branca por telefone e Zoom”.
O Paxlovid é um medicamento antiviral da Pfizer e está disponível mediante uma autorização de uso de emergência pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Essa autorização aplica-se a pessoas com sintomas leves a moderados, com mais de 12 anos e que corram alto risco de doença grave. A idade do presidente faz dele um paciente de risco.Esta é a primeira vez que Biden, de 79 anos, testa positivo à covid-19. O presidente dos Estados Unidos possui a vacinação completa contra o SARS-CoV-2.

Para esta quinta-feira estava agendada uma visita do presidente a Wilkes-Barre, Pensilvânia, para um discurso sobre prevenção do crime. Na segunda-feira deveria viajar para Orlando e Tampa, na Flórida.

O teste positivo do presidente chega menos de uma semana depois de uma visita ao Médio Oriente, onde teve reuniões com líderes mundiais em Israel e na Arábia Saudita.

A Casa Branca está já a realizar o rastreamento de contactos próximos de Biden.
EUA com aumento de casos de infeção
O contágio do presidente acontece numa altura em que os EUA passam por um aumento de casos de covid-19. Mais de um milhão de pessoas morreram com SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

A Administração Biden mantém ainda o estado de emergência de saúde pública e procura neste momento novos financiamentos do Congresso para tratamentos e vacinas. A declaração de emergência de saúde pública permite que muitos americanos obtenham testes gratuitos para a covid-19, tratamentos e vacinas.

Mais de dois anos depois do início da pandemia, Biden torna-se o segundo presidente norte-americano em funções a testar positivo à covid-19. O então presidente Donald Trump anunciou em outubro de 2020 que ele e a mulher, Melania Trump, tinham testado positivo.
PUB