John Podesta sai da Casa Branca para se juntar à equipa de Hillary Clinton

O conselheiro presidencial norte-americano John Podesta vai sair da Casa Branca para ocupar uma das principais funções na provável candidatura de Hillary Clinton à Presidência dos EUA em 2016, indicam várias notícias de terça-feira.

Lusa /

Podesta, que é próximo da família Clinton e tem aparecido em eventos em que esta participa, vai sair da Casa Branca em fevereiro, confirmou um dirigente da administração presidencial, recusando-se a comentar os planos do conselheiro de Barack Obama.

Nos últimos meses, Podesta tem participado em várias reuniões informais com assessores de Clinton, nas quais se discute a candidatura presidencial da ex-secretária de Estado, relatou o The Wall Street Journal.

O papel de Podesta ainda não está claro, mas fontes familiarizadas com as discussões adiantaram a este título que poderá presidir à campanha.

Podesta, que foi chefe de gabinete do presidente Bill Clinton, durante o segundo mandato deste, não se deverá envolver no controlo diário da campanha, mas antes dirigi-la acima da barafunda diária do que se prevê que seja uma operação politica muito acelerada.

Outro sinal de que Clinton está a preparar uma candidatura foi dado pela especialista em marketing da Coca-Cola, Wendy Clark, que se juntou à equipa, quando esta está a analisar métodos de atingir a geração mais nova de votantes, ainda segundo o The Wall Street Journal.

Hillary Clinton deve anunciar os seus planos para 2016 durante a próximo primavera. A antiga secretária de Estado de Obama permanece a principal candidata presidenciável na corrida entre os democratas suceder ao atual presidente.

Uma das principais rivais de Clinton, a senadora Elizabeth Warren, que é fortemente apoiada pela ala esquerda do partido Democrata, respondeu com um curso "não" a uma pergunta dos jornalistas da revista Fortune, em entrevista publicada na terça-feira, sobre se se iria candidatar à Presidência.

 

Tópicos
PUB