Johnson-Sirleaf vence e é primeira mulher presidente em África
Ellen Johnson-Sirleaf venceu hoje a segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, realizadas terça- feira, tornando-se a primeira mulher chefe de Estado em África.
A já apelidada "Dama de Ferro" africana venceu com 59,4 por centos dos votos, quando estão escrutinadas 97 por cento das urnas, disse a Comissão Nacional de Eleições liberiana.
A antiga estrela de futebol George Weah, que disputou a segunda volta com Johnson-Sirleaf, obteve 40,6 por cento dos votos.
As eleições da Libéria foram as primeiras que se realizaram no país desde o final da guerra civil, em 2003. O conflito, que se prolongou por 14 anos, causou 150.000 mortos e destruiu a maior parte das infra-estruturas do país.
Ellen Johnson Sirleaf é uma mulher com grande experiência política, com doutoramento em Economia pela Universidade de Harvard, já foi ministra das Finanças e trabalhou em instituições como o Citibank ou o Banco Mundial e chefiou o departamento para África do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A economista, apoiada pelo Partido da Unidade (oposição), esteve presa duas vezes por criticar o antigo presidente liberiano Samuel Doe e concorreu contra Charles Taylor, o último chefe de Estado eleito na Libéria e actualmente exilado na Nigéria.