Jornal israelita diz que Ariel Sharon poderá estar em estado vegetativo

O primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, em coma há mais de três semanas depois de um grave acidente vascular cerebral, poderá estar em "estado vegetativo", de acordo com um neurologista citado pelo diário Haaretz.

Agência LUSA /

"Depois de um grave acidente vascular cerebral, um paciente que permanece inconsciente durante tanto tempo e se mantém ainda numa situação grave e estável, muito provavelmente estará num estado vegetativo", considerou, sob cobertura do anonimato, um dos neurologistas da equipa de médicos que está a tratar Sharon.

A apontar para essa perspectiva está o facto de os médicos do hospital Hadassah de Jerusalém, onde o chefe do Governo israelita está internado desde o dia 04, se terem reunido hoje com dois especialistas de uma clínica de cuidados permanentes para doenças prolongadas.

Apesar de responder a estímulos de dor, o primeiro-ministro não mostrou quaisquer sinais de despertar depois de lhe retirarem, na semana passada, os sedativos que lhe tinham sido administrados para induzir o coma e assim permitir aos médicos controlar melhor os sinais vitais do paciente depois das intervenções cirúrgicas ao cérebro a que foi submetido.

O porta-voz do hospital, Ron Krumer, recusou-se a fazer qualquer comentário às afirmações do neurologista, limitando-se a dizer à AFP que "o primeiro-ministro continua em estado grave e estável".

O último comunicado oficial do estabelecimento hospitalar, emitido no domingo à noite depois de um novo TAC, refere que "não houve nenhuma alteração" no estado de saúde do primeiro-ministro.


PUB