Jornalíssimo

por Daniel Catalão, Rui Sá

Um novo espaço no centro do Porto totalmente dedicado aos jovens, um 'transformer' em tamanho real e curiosidades em torno dos prémios Nobel fazem o Jornalíssimo desta semana no Jornal 2.
Joana Fillol tem ainda tempo para deixar um desafio aos mais novos sob a forma de uma pergunta pertinente: Concordas com a introdução de currículos menos extensos do que os atuais? Uma questão para responder no site www.jornalissimo.com

O Pólo Zero inaugurou na sexta passada, no Passeio dos Clérigos, e é muito mais do que uma Sala de Estudo para os estudantes da Universidade do Porto.

O novo espaço da Federação Académica do Porto tem, por exemplo, um Posto de Turismo Jovem, onde é possível tirar o Cartão Jovem, fazer reservas para as Pousadas da juventude, saber mais sobre o Inter e o Intra Rail.

Os estudantes vão poder mostrar também ali as suas produções culturais - expor trabalhos, apresentar livros, exibir documentários.

Na Turquia uma empresa de engenharia pegou num carro e fez dele um 'transformer' em tamanho real.

Este primeiro protótipo ainda não anda, mas está nos planos da empresa fazer novos modelos que venham a andar e que não sejam conduzidos apenas por controle remoto como este.

A imagem da transformação do carro em robot é espetacular. E pode ser vista neste Jornalíssimo.

No programa dedicado às noticias para os mais jovens desta semana há ainda espaço para curiosidades em torno dos Prémios Nobel, já que se espera que o da Literatura seja divulgado esta quinta feira.

O Prémio que nasceu para distinguir pessoas e organizações que tenham dado um contributo importante ao mundo é legado do inventor da dinamite (e de muitas outras invenções).

A intenção de criar os 5 prémios foi conhecida apenas no seu testamento e mal recebida pela família, que demorou ainda a implementá-los.

Pensa-se que foi uma forma de Alfred Nobel compensar as mortes que provocou por ter inventado o composto de nitroglicerina, a dinamite, que ele queria que fosse usado para fins positivos apenas, mas que acabou por converter-se em arma mortífera pela indústria bélica.

Sobre o desafio lançado na semana passada - Ideias para novos Emoji - Joana Fillol revela que a criatividade esteve em alta e convida todos a ver o resultado nos vídeos entretanto já disponíveis no site do Jornalíssimo, em www.jornalissimo.com
pub