Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Na Escócia há uma pastelaria que serve bolos feitos com farinha de insetos e aracnídeo. A "Patisserie Maxime" apresenta bolos que nem todos se atreverão a provar, apesar do aspeto delicioso: são feitos com farinha de grilos, larvas, escorpiões, tarântulas.
Esta é uma das notícias que Joana Fillol destaca no Jornalíssimo desta semana - um espaço de notícia no Jornal 2 dedicado aos mais novos.

A propósito, a entomofagia (é assim que se designa o consumo de insetos por humanos) o Jornalíssimo desta semana no Jornal 2 lembra que a prática é recomendada pela FAO.

Os insetos são nutritivos, têm um impacto muito menor do que a pecuária no meio-ambiente, e um sabor agradável.

Joana Fillol dá conta de uma noticia preocupante. Kentaro, um raro lince-ibérico, morreu atropelado na Maia.

Os atropelamentos passaram a ser a principal causa de morte não-natural do lince-ibérico. Em Portugal, Kentaro já é o segundo a morrer atropelado. Em Espanha, no ano passado, foram 14.

No Jornalíssimo desta quarta feira tempo ainda para ficar a saber que 100% dos jovens que responderam ao habitual inquérito semanal do programa são favoráveis à diminuição dos currículos escolares. "eles explicam que notam os professores stressados, por que eles estão sobre carregados e ainda porque gostariam de falar de outros assuntos na sala de aula mas não sobra tempo".

Esta semana a questão para ser respondida em www.jornalissimo.com: É bom ser jovem hoje? Sim? Não? Porquê?
pub